Pesquisa personalizada

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Chrysler aposenta o Caliber


O último dos projetos fracassados da antiga Chrysler deixará de ser produzido nesta semana. É o Caliber, um compacto vendido sob a marca Dodge que substituiu o sedã Neon em 2006.

A crítica americana considerou o Caliber um dos maiores erros da Chrysler: “um carro pequeno para lucro pequeno”. A sempre crítica Consumer Reports, que rebaixou o novo Civic recentemente, colocou o Caliber no final da lista de hatches e peruas em 2011.

O Caliber foi desenvolvido nos tempos em que a Daimler era proprietária da Chrysler e estava de saída. Mesmo mostrando-se um fracasso, ele continuou a ser produzido pelo grupo Cerberus, que assumiu a montadora antes da chegada da Fiat.

À frente da Chrysler, Sergio Marchionne, CEO da Fiat, considerou o sucessor do Caliber como uma das suas prioridades. Ele será apresentado no Salão de Detroit dentro de algumas semanas como o novo Dart, um nome legendário na empresa. Sua missão certamente foi facilitada pelo antecessor.
Fonte: iGCarros

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Viper voltará a ser produzido em 2012


A Chrysler deu a notícia que uma legião de fãs esperava: “a cova da cobra reabrirá no final de 2012”. A tal cova a que se refere a montadora é a fábrica de Conner Avenue, em Detroit, onde foram produzidos de maneira quase artesanal 22 mil unidades do Viper, o esportivo que marcou época na década de 1990 e que estará de volta em uma nova geração já como modelo 2013 e sob uma nova marca, a SRT.


O Viper surgiu em 1992 das mãos do mago Carroll Shelby e teria sido inspirado em outra criação dele, o Cobra. Com um gigantesco motor V10 de 8 litros (isso mesmo, o equivalente a oito carros populares), o esportivo exibia linhas brutas, ao contrário de rivais como o Ford GT e o Corvette.


Essa primeira geração durou pouco, apesar do sucesso – de 1992 a 1995 -, quando a Dodge resolveu aprimorá-lo. O estilo ficou ainda mais agressivo, a carroceria passou a ser mais leve e o motor, mais potente para dar ao carro um desempenho mais de acordo com sua imagem. Em 2003, a Daimler, então dona da Chrysler, remexeu no modelo e aumentou a potência do motor para 500 cv. O Viper ainda teve uma última remodelação que durou até 2010, quando a Fiat assumiu a Chrysler e o tirou de linha.

Na época, já se comentava que a saída de cena era apenas passageira. Enquanto isso, a montadora italiana colocou suas divisões esportivas para apoiar a criação de um novo Viper. A Chrysler já dá até dicas de como a mudança será grande: “a planta de Conner está sendo transformada para implementar padrões mundiais de produção para melhorar a qualidade e produtividade”, diz a nota da empresa.

Com o know-how de Ferrari e Maserati somados ao estilo marcante do Viper, a nova geração do superesportivo promete ser instigante.
Fonte: iGCarros
Related Posts with Thumbnails